Seguidores

quinta-feira, novembro 03, 2005

HORA DO CONTO

Existe uma actividade, que eu gosto particularmente de fazer, a HORA DO CONTO.
No espaço da Biblioteca ou nas escolas das freguesias, eu e os livros vamos ao encontro de todos os alunos. Este ano, infelizmente, ainda não comecei, porque ...!(não vou entrar em detalhes).
Mas ontem, uma Educadora de Infância fez uma visita à Biblioteca com os seus alunos. Aproveitei a visita e fiz a minha 1ª Hora do Conto deste ano lectivo.
A sala cheia de crianças, o barulho (pq é impossível eles estarem calados) e contar uma história para eles, foi para mim uma enorme satisfação.
Ao longo dos anos tenho aprendido a melhor forma de contar uma história e principalmente de adaptá-la para as crianças que estão à minha frente. Mas é um trabalho gratificante, porque a criança entra na história de uma forma surpreendente e muitas vezes, nós ficamos parados a pensar na resposta que eles querem ouvir. E captar a sua atenção nem sempre é fácil, principalmente a dos mais pequenos (Jardim de Infância).
Eu gosto muito de ouvir contar histórias e de contar para os "meus" meninos.
Se é mãe ou pai experimente contar uma história ao seu filho, todos os dias, não precisa de ser antes de adormecer, basta contar. :)

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola Boa Memória,

Trabalho numa biblioteca e desenvolvemos muitas actividades com crianças e uma delas é a hora do conto e é realmente muito gratificante trabalhar com elas e para elas. Para além dessa actividades tambem fazemos teatro educativos e muito mais....