Seguidores

terça-feira, outubro 03, 2006

INDIGNAÇÃO

Estou triste e indignada, com o ridículo da situação.
Este ano o Ministério da Educação, criou o PLANO NACIONAL DE LEITURA:

- "Plano Nacional de Leitura é uma iniciativa do XVII Governo Constitucional que pretende constituir uma resposta institucional à preocupação pelos níveis de literacia da população em geral e em particular dos jovens, significativamente inferiores à média europeia. Concretiza-se num conjunto de estratégias destinadas a promover o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como o alargamento e aprofundamento dos hábitos de leitura, designadamente entre a população escolar. Destacam-se, como principais acções previstas, as seguintes:
A promoção da leitura diária em jardins-de-infância e escolas de 1.º e 2.º ciclos nas salas de aula; A promoção da leitura em contexto familiar;
A promoção de leitura em bibliotecas públicas e noutros contextos; O recurso aos meios de comunicação social e a campanhas para sensibilização da opinião pública;
A produção de programas centrados no livro e na leitura a emitir pela rádio e pela televisão;
O apoio a blogs e chat-rooms sobre livros e leitura para crianças, jovens e adultos."

Em Avis existe a Hora do Conto, actividade que já cativou pequenos e graúdos. Este ano por ordem de alguém NÃO se pode realizar a Hora do Conto no 1º Ciclo. E nos Jardins-de-infância ainda não se sabe. Então em Avis a hora destinada à leitura já estava implantada, já existia um “plano nacional de leitura”.
É a actividade que mais gozo me dá a fazer e durante estes anos foi muito bom conhecer, alunos e professores, alguns que ficaram amigos para o resto da vida.
Contei histórias, aprendi histórias, encantei e deixei-me encantar com as crianças.
…É triste parar com esta actividade, espero que para o ano possa regressar….

3 comentários:

Anónimo disse...

Amiga Lena: se eu puder ajudar a ultrapassar essa situação, conte com a minha ajuda. Porque penso conbecê-la sei que está a ser cinsera e que "sofre" com a falta dos seus meninos.
Não baixe os braços. Vá à luta!
Fernando Máximo

Anónimo disse...

Em tempo útil:
substitua "cinsera" por SINCERA.
Desculpe a troca...e já agora : "conbecê-la" por conhecê-la...(IRRA!)

jarmando disse...

Sinceramente, essa é boa.
Mas ajudava se a Lena explicasse de quem foi a ordem. Eu fiquei a perceber que foi o ME, é correcto?