Seguidores

terça-feira, novembro 29, 2005

Colabore

Está a terminar a campanha do “Dia Universal da Criança”, se quer contribuir aproveite estes

últimos dias.

Colabore

segunda-feira, novembro 21, 2005

DIA UNIVERSAL DA CRIANÇA

Hoje comemora-se o dia Universal da Criança. É uma data pouco conhecida, entre nós, mas porque não lembrá-lo?


Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o dia 20 de Novembro como o Dia Universal da Criança. Nessa data, também é comemorada a Declaração dos Direitos da Criança, aprovada em Assembleia Geral das Nações Unidas em 1959. Muitos dos direitos e liberdades contidos neste documento fazem parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração dos Direitos da Criança estabelece, entre outras coisas, que toda criança requer protecção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Para assinalar esta data, desde o dia 14 que se encontra na Biblioteca um espaço onde todos podem deixar, um livro ou um brinquedo que já não queira, a “campanha” decorre até dia 30. Todos os brinquedos e livros oferecidos serão entregues às crianças mais desfavorecidas do concelho.

quinta-feira, novembro 17, 2005

Resultado dos passatempos

Os versos que transcrevi para tentarem adivinhar o autor, só do primeiro é que adivinharam.
Do segundo passatempo, o autor é Fernando Pessoa, do livro Quadras.

Não resultou ou era diíicil?

sexta-feira, novembro 11, 2005

Livros...

Foi lançado esta semana mais um livro de um jogador de futebo-Vítor Baía, a autobiografia-
Num país onde os índices de leitura são tão baixos, onde as pessoas não lêem, são feitas milhares de cópias e curiosamente vendidas.
A minha dúvida é, as pessoas compram o livro para compor a estante ou realmente lêem o livro?
Tenho as minhas dúvidas, porque eu estou um dia inteiro numa biblioteca onde não é requesitado mais do que cinco livros por dia.

Infelimente é assim...

Mas poderão dizer, quem conhece a Biblioteca de Avis, que os livros aqui existentes são antigos e desactualizados, o que não é verdade.
Existem como é lógico alguns mais antigos mas também existem novidades, e na Agenda Municipal vem referênciado.

quarta-feira, novembro 09, 2005

Aviz Século XXI

Realizou-se no sábado, dia 5, “Aviz séc. XXI Património, Ambiente e Turismo”, pelos Amigos de Aviz.
De manhã um passeio levou-nos um sito magnifico, o moinho do Duque. Desconhecido para a maioria dos presentes, mas que maravilhou o olhar de todos.
Um local único de beleza ambiental e património.
Eu admito que a maioria do Património que existe no concelho eu não conheço, e tenho pena porque temos coisas muito bonitas. Como alguém comentava, muitas vezes vamos passear para outras terras, e ficamos encantados com o que vimos e aqui tão perto de nossas casas nem sabemos a riqueza que existe.
A conferência que se seguiu à tarde, conduzida pela Drª. Marta Alexandre, Drª. Maria Antónia, sobre Património e pelo Eng. José Grilo e Drª. Sónia sobre Ambiente, também foram interessantes.

quinta-feira, novembro 03, 2005

HORA DO CONTO

Existe uma actividade, que eu gosto particularmente de fazer, a HORA DO CONTO.
No espaço da Biblioteca ou nas escolas das freguesias, eu e os livros vamos ao encontro de todos os alunos. Este ano, infelizmente, ainda não comecei, porque ...!(não vou entrar em detalhes).
Mas ontem, uma Educadora de Infância fez uma visita à Biblioteca com os seus alunos. Aproveitei a visita e fiz a minha 1ª Hora do Conto deste ano lectivo.
A sala cheia de crianças, o barulho (pq é impossível eles estarem calados) e contar uma história para eles, foi para mim uma enorme satisfação.
Ao longo dos anos tenho aprendido a melhor forma de contar uma história e principalmente de adaptá-la para as crianças que estão à minha frente. Mas é um trabalho gratificante, porque a criança entra na história de uma forma surpreendente e muitas vezes, nós ficamos parados a pensar na resposta que eles querem ouvir. E captar a sua atenção nem sempre é fácil, principalmente a dos mais pequenos (Jardim de Infância).
Eu gosto muito de ouvir contar histórias e de contar para os "meus" meninos.
Se é mãe ou pai experimente contar uma história ao seu filho, todos os dias, não precisa de ser antes de adormecer, basta contar. :)